Como é o tipo de leitura que se denomina Ficção Científica? Não é apenas aquela onde "homens verdes, com antenas" invadem a Terra... Este quadro ilustra um desconhecimento da real amplitude desta literatura. Há espaço também para estes seres, mas estas obras abrem os horizontes das histórias, dos romances onde outras realidades podem se apresentar, desde que fazendo parte de estruturas lógicas de pensamento.
Na Ficção Científica, podem aparecer inúmeras luas iluminando os céus de planetas onde a gravidade, as cores, as formas e as relações das pessoas com estas coisas podem variar ao infinito.
O autor não precisa ficar preso ao conjunto de regras que norteiam a vida cotidiana na Terra. Ele pode se aventurar, além das variações do espaço, nas configurações do tempo... Pode permitir-se voltar ao passado mais longínquo, quando a vida ainda não surgira no Sistema Solar, ou mesmo ainda nem havia a Estrela Sol...
Aliás, nossa estrela é construída com "material reciclado" de uma, duas ou mais estrelas que existiram e explodiram antes dela...E eu, você, todos nós e quase tudo ao nosso redor vem também de estrelas super e hiper novas que morreram há muito, muito tempo. Meu corpo, as minhas mãos são feitas de átomos que foram criadas dentro de estrelas. Talvez nem da mesma estrela. Nós somos estrelas. Talvez venha daí nossa obrigação de brilhar.
O autor de Ficção Científica pode também organizar uma história que se passe no futuro próximo ou distante. Pode criar seres voadores que morem em casas sem portas, só com altíssimas janelas...Ou um planeta onde as marés sejam em terra, com elevações periódicas de quilômetros.
Pode imaginar famílias com três sexos ao invés de apenas dois...
Pode criar um universo tão pequeno que comporte apenas um planeta e, se alguém se atrever a contorná-lo, verá que não há nada além de apenas um planeta e chegará ao lugar de onde partiu. (Outro conto de Asimov).
Pode pensar em lugares tão luminosos onde não aparece a noite, com quatro ou mais estrelas se revezando no céu. Neste espaço de luz eterna de repente se faz um "eclipse coletivo", todas as estrelas se escondem e aparece a noite...Uma noite a cada dez mil anos...E a sociedade que habita estes espaços tem sua sociedade feita em ruínas quando cai a noite...(Maravilhosos - Conto e Livro- O Cair da Noite, de Isaac Asimov).
Pode criar artefatos raríssimos e com muito valor, como sinos feitos de material lunar, pedras porosas que cantam quando o ar passa por elas...(Livro Mistérios, também de Asimov).
Em resumo, esta área da leitura comporta relações sociais, questões políticas, filosóficas, existenciais, etc, etc, etc....A relação é infinita, só que passadas em lugares e tempos diferentes. Talvez por estas razões eu tanto gosto de Ficção Científica...
Nenhum comentário:
Postar um comentário